quinta-feira, 7 de julho de 2011

Escrever certo é elegante

Estava acompanhando meu twitter pelo celular quando me deparei com algo curioso. Sigo a Clarissa Corrêa tanto no seu twitter quanto no seu blog. Gosto dos posts e pensamentos dela. Ela ficou indignada como algumas pessoas insistem em escrever errado. Compartilho e apóio sua indignação.

Escrever certo não é chatice. Não é petulância. Muito menos querer ser certinho ou metido.

Escrever certo é elegante.


Imagine a cena. Usaremos como exemplo um homem. Boa pinta. Ele está num bom restaurante. Está bem vestido com um Armani extremamente alinhado (Armani alinhado é pleonasmo, eu sei), perfumado, e avista uma linda mulher em outra mesa. Decide conhecê-la. Dirige-se à mesa, e exclama confiante:

- E AÍ GOSTOSA, TÁ A FIM DE DAR UMA COMIGO?

Acredito que 99,99% das mulheres dariam um tapa certeiro no cara. E os 0,01% restantes dariam um soco.

O que quero mostrar neste exemplo é que não adiantou nada o cara estar bem vestido, perfumado, com dinheiro. Pois nosso amigo mostrou ser extremamente deselegante. O verdadeiro "bicheiro emergente".

Traçando um paralelo, você pode ser julgado pelo que escreve ou como escreve.

Não é preciso ser um professor de português para escrever bem. Se você não sabe o significado de uma palavra, nem é preciso mais recorrer somente ao bom e velho dicionário. Basta "jogar" no google. Você encontra tudo: significado, verbete, onde é usado, enfim, tudo.

Particularmente gosto de escrever. E nem era bom aluno de português. Era mais reconhecido em matemática, história, geografia e desenho do que em português. Mas sempre li muito. De tudo. Desde gibis da turma da Mônica, DC Comics e Marvel até coleções da Série Vaga-Lume. Também lia jornais velhos e revistas velhas da Veja que ganhava.

Eu sei. Você deve estar pensando que sempre tive leitores na minha casa, na minha família. Ledo engano. Ninguém em casa gostava de ler. Eu lia porque era curioso, porque não me conformava em perguntar algo para minha mãe ou meu pai e receber um "não sei" como resposta. Não por culpa deles. São pessoas simples. Nunca me apoiei e me conformei na simplicidade deles. Se eles não sabiam, eu corria atrás da informação.

Acho que o problema de hoje está nisso. No conformismo. As pessoas usam a desculpa de "não vou escrever certo no MSN ou no twitter porque é informal". Mas dá para escrever certo informalmente.

Algumas pessoas confundem informalidade. Se você não precisa ir trabalhar de roupa social, usa jeans, camisa/camiseta e sapatos/tênis. Não vai trabalhar só de cueca ou calcinha. Escrever errado é como estar só de cueca ou calcinha no trabalho ou em algum lugar público. Já pensou nisso?

Não é só isso. Como citei no exemplo, você pode ser julgado pelo modo como escreve. Você pode ser um(a) excelente profissional, mas seu modo de escrever pode acabar com sua reputação. Tanto pessoal como profissional. Quer um exemplo?

Estava no facebook e uma pessoa conhecida de um amigo meu solicitou minha amizade. Sua apresentação era sofrível, continha vários erros de português. Sem problemas até o momento em que ela dizia ser arquiteta. Isso me levou a fazer a seguinte dedução: "Se ela projeta como escreve, jamais conseguirá algum cliente."

Essa pessoa fez curso superior! Estudou no mínimo 15 anos! Isso não é burrice, minha gente. É preguiça! É conformismo! Imagina se ela fosse professora então! Como já vi muitos!

Se você quer escrever bem, crie o hábito de ler. Ler não machuca nem dá dor de cabeça como muitos indagam. Ler enriquece o vocabulário. Não precisa ler um dicionário inteiro ou ser assinante da Veja. Apenas leia. Nem que seja a Contigo ou a Caras. Há muitas fotos com legendas nessas revistas. Tenha o trabalho de ler as legendas. Com o tempo vai notar que quer ler mais e melhor. Acaba virando um hábito, deixa de ser obrigatório e torna-se prazeroso. Conheço pessoas simples, com pouca ou nenhuma formação e que conversam e leem bem, porque gostam de ler a bíblia. Acreditem, é uma ótima leitura, enriquece o vocabulário e o espírito por tabela.

Se você é lindo(a) fisicamente, torna-se feio(a) se tem um vocabulário pobre. Mas quem tem um rico vocabulário nunca é feio. Vide Fabricio Carpinejar. Procure uma foto dele e saberá o que estou dizendo. Procure no youtube algumas entrevistas dele no Jô e veja a mulher que ele tem. E também saberá do que estou falando.

Outra coisa: sempre leia e releia o que escreveu antes de mandar para alguém. Uma breve revisão pode evitar que se escreva algo que não seja oportuno ou indevido.

É isso aí. Pode ser.

Imagens: http://weheartit.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahaha... Muito boa a parte da "Informalidade, calcinha, cueca"... Achei genial.
Abraço
Marquinho

Ciro Andrade Arquitetura e Interiores disse...

Muito bom Marcelão !
Gostei muito do texto, juro que não ia ler, mas acabei lendo tudo...
E sinceramente...é a mais pura verdade o que você descreve no texto.

Grande abraço.
Ciro Andrade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...