quinta-feira, 5 de maio de 2011

Férias!

Há exatos 30 dias, volto a escrever e peço desculpas pela demora. Foram dias agitados estes. Mas foram ótimos dias.

Como todos já sabem, estou desempregado. Por enquanto estou curtindo minhas "férias" junto com as férias da minha namorada. Tive a oportunidade de viajar pela primeira vez de avião (aos 39 anos de idade, pasmem!) para Curitiba-PR, pela Azul.

33 mil pés de altitude (10 km), entre São Paulo e Curitiba. 580 mph (928 km/h).

Não deixe de visitar Curitiba. Pelo menos uma vez na vida. É um exemplo a ser seguido quando o assunto é cidade e planejamento urbano. Principalmente para quem faz ou fez arquitetura e urbanismo. Ótima infraestrutura, o maior metro quadrado verde por habitante do Brasil, com ótimos parques e atrações e um transporte público extremamente eficiente.

Minha dica é visitá-la pela Linha Turismo (41 3352-8000). Por 25 reais você percorre 25 pontos turísticos por 44 km, num moderno ônibus double-decker (dois andares) com direito a um embarque e 4 reembarques. O percurso, sem paradas, leva aproximadamente 2h30. Você consegue fazer o percurso com as 4 paradas tranquilamente em 1 dia, desde que seja no primeiro embarque, pela manhã, na praça Tiradentes. Sem falar no divertimento de ficar no andar superior descoberto do ônibus. Minha namorada dizia que eu parecia uma criança num brinquedo. Ela tinha razão.

No andar superior do ônibus da Linha Turismo. Pensa num frio...
Destaques:
MON - Museu Oscar Niemeyer, Ópera do Arame, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Torre das Mercês (torre panorâmica), Pça Tiradentes, Rua das Flores, Museu Ferroviário.

O "Olho" -  MON - Museu Oscar Niemeyer
Dentro do "Olho" - Eu e minha namorada apreciando as artes. Somos cultos e chiques. Mas ser culto e chique não me privou de estar com gases no momento.

Jardim Botânico
Parque Tanguá
Rua das Flores (Rua XV de Novembro)
Outra atração imperdível é ir à Morretes pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba. São 3h30 viajando de trem em meio à natureza. Há vistas da serra de tirar o fôlego. Chegando em Morretes não deixe de comer o famoso "barreado", uma saborosa carne preparada durante 24 horas, como era nos dias de D. Pedro I. Há um pacote, pela Serra Verde Express, onde você faz o passeio (descida) de trem até Morretes, almoça em Antonina e sobe de van pela Estrada da Graciosa, com suas cento e tantas curvas revestidas de paralelepípedo, sempre acompanhado por um guia. Imperdível. Aconselho comprar o pacote ou somente as passagens um dia antes na Rodoferroviária, mesmo local do embarque.

Trem para Morretes-PR
Antonina-PR
Na rota da Linha Turismo há o bairro italiano Santa Felicidade, muito conhecido pela gastronomia. Minha dica é o Restaurante Casa dos Arcos, uma construção de 1895, localizada na Av. Manoel Ribas e tombada pelo patrimônio histórico. O talharin com rúcula e tomate seco e o nhoque à bolonhesa são sensacionais. Vale a pena.

Não fomos no famoso Restaurante Madalosso, situada na mesma avenida, porque o bicho é muito grande. Não. É imenso. Para quem conhece o Palácio do Governo de São Paulo, sem exagero, o prédio é quase do mesmo tamanho. O maior das américas. 4.645 lugares. 7.671 m². Está no Guiness Book. Como associei que o valor dos pratos eram proporcionais ao seu tamanho, não quis arriscar a ter que lavar pratos. Sou culto e chique, mas desprovido de proventos. Mas também vale a pena. Pelo menos passar em frente. É muito bonito.

Minha namorada e eu na Torre das Mercês, à 109,5 metros de altura. Vista de 360º da cidade de Curitiba.
Bem, sem querer acabei fazendo propaganda de Curitiba (prefeito, depois mando a conta!). Mas é de coração. Adoro Curitiba. Apesar do povo ser um pouco frio como o clima, todos são bastante receptivos depois que se conhece melhor.

Ah! Não se esqueça que "tomar leite quente pode dar dor de dente na gente". E peça para o "piá" "alcançar" a "vina" para comer com pão. Feito na "panificadora".

É isso aí. Pode ser.

Todas as fotos: arquivo pessoal.
Clique-as para vê-las em alta resolução.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...